Iluminar

Psicologia & Desenvolvimento Pessoal
Ligia Splendore & Sean Blackwell
Rua Pedro Morganti, 76 - Vila Mariana
(11) 98444-9877
São Paulo, Brasil
CNPJ 06.922.653/0001-04

Respiração Holotrópica 

O psiquiatra checo Stanislav Grof foi pioneiro nas pesquisas dos estados de consciência iniciando seus estudos nos anos 60. Ao perceber que não existia na psiquiatria e psicologia uma terminologia específica diferenciando os estados não ordinários de consciência dos estados ampliados de consciência, Grof cunhou o nome de estados holotrópicos.

 

De origem grega, holotrópico significa “voltado para a totalidade” ou “mover-se em direção ao todo”. Neste estado encontra-se o potencial de cura psicológica e espiritual, que permite aos participantes acessar domínios biográficos, perinatais e transpessoais do inconsciente, podendo desta forma transformá-los.

 

Grof esclarece que a inovação mais interessante que surgiu dos estudos desses estados holotrópicos foi a substituição das abordagens verbais por abordagens experienciais de auto-exploração e a descoberta de uma inteligência inata de cura da psique que ele denominou de "curador interno".

 

Com o objetivo de propiciar o acesso a esta sabedoria terapêutica, Stan e Christina Grof criaram a Respiração Holotrópica, uma técnica de autoconhecimento que envolve a combinação de respiração acelerada, música evocativa, trabalho corporal e desenhos de mandalas. 

Esta técnica costuma ser feita em workshop de dois a quatro dias, mas nós desenvolvemos um modelo introdutório de um dia. Também oferecemos sessões individuais com duração de três horas, especialmente para pessoas com diagnósticos de transtornos mentais. Quando feita em grupo,  os participantes alternam o papel de experienciadores e acompanhantes.

 

A Respiração Holotrópica é indicada para as pessoas que:

  • sentem um desejo de se conhecer.

  • procuram uma abordagem experiencial para a auto-exploração e cura que envolve todo o seu Ser e vai além da intervenção verbal.

  • gostariam de acessar o seu "curador interno".

  • querem aumentar sua criatividade, espiritualidade e sentido de vida. 

  • querem liberar problemas não resolvidos do passado.

  • querem entender as raízes emocionais de um problema emocional, físico ou psicossomático persistente.

  • querem curar o impacto de traumas graves ocorridos em sua vida ou em sua linhagem ancestral.

  • estão passando por uma crise de vida buscando um conhecimento mais perene.

  • querem aprofundar sua presença amorosa, compaixão e conexão íntima consigo mesmo e com os outros.

 

A Respiração Holotrópica demanda uma preparação adequada, ambiente seguro e integração completa da experiência. Por isso é obrigatório o preenchimento do formulário médico que você pode acessar clicando aqui! 

 

Programação completa do workshop:

9h:  INÍCIO ​

9h – 10h30: Introdução dos participantes, apresentação da técnica e descrição dos níveis de experiências mais comuns em sessões holotrópicas (biográfico, perinatal e transpessoal) 
10h30 – 11h: Preparação e exercício de relaxamento

11h – 12h30: Primeira sessão de respiração 

12h30 – 13h: Desenho de mandala 

13h as 14h15:  ALMOÇO

 

14h15 – 14h30: Preparação e exercício de relaxamento

14h30 – 16h: Segunda sessão de respiração

16h – 16h30: Desenho de mandala 

​16h30 – 18h: Compartilhamento da experiência 

 

18h​:  FINAL