Respiração Holotrópica

O psiquiatra checo Stanislav Grof foi pioneiro nas pesquisas dos estados de consciência iniciando seus estudos nos anos 60. Ao perceber que não existia na psiquiatria e psicologia uma terminologia específica diferenciando os estados não ordinários de consciência dos estados ampliados de consciência, Grof cunhou o nome de estados holotrópicos.
De origem grega, holotrópico significa “voltado para a totalidade” ou “mover-se em direção ao todo”. Neste estado encontra-se o potencial de cura psicológica e espiritual, que permite aos participantes acessar domínios biográficos, perinatais e transpessoais do inconsciente, podendo desta forma transformá-los.
Grof esclarece que a inovação mais interessante que surgiu dos estudos desses estados holotrópicos foi a substituição das abordagens verbais por abordagens experienciais de auto-exploração e a descoberta de uma inteligência inata de cura da psique que ele denominou de "curador interno".
Com o objetivo de propiciar o acesso a esta sabedoria terapêutica, Stan e Christina Grof criaram a Respiração Holotrópica, uma técnica de autoconhecimento que envolve a combinação de respiração acelerada, música evocativa, trabalho corporal e desenhos de mandalas.
Esta técnica costuma ser feita em workshop de dois a quatro dias, mas nós desenvolvemos um modelo introdutório de um dia, com 2 horas de respiração ao invés de 3 horas. Também oferecemos sessões individuais com duração de três horas, especialmente para pessoas com diagnósticos de transtornos mentais. Quando feita em grupo, os participantes trabalham em pares, alternando o papel de respirantes e acompanhantes.
A Respiração Holotrópica é indicada para as pessoas que:
-
sentem um desejo de se conhecer.
-
procuram uma abordagem experiencial para a auto-exploração e cura que envolve todo o seu Ser e vai além da intervenção verbal.
-
gostariam de acessar o seu "curador interno".
-
querem aumentar sua criatividade, espiritualidade e sentido de vida.
-
querem liberar problemas não resolvidos do passado.
-
querem entender as raízes emocionais de um problema emocional, físico ou psicossomático persistente.
-
querem curar o impacto de traumas graves ocorridos em sua vida ou em sua linhagem ancestral.
-
estão passando por uma crise de vida buscando um conhecimento mais perene.
-
querem aprofundar sua presença amorosa, compaixão e conexão íntima consigo mesmo e com os outros.
Programação completa do workshop:
8h30h: INÍCIO
8h30 – 10h: Introdução dos participantes, apresentação da técnica e descrição dos níveis de experiências mais comuns em sessões holotrópicas (biográfico, perinatal e transpessoal)
10h – 10h30: Preparação e exercício de relaxamento
10h30 – 12h30: Primeira sessão de respiração
12h30 – 13h: Desenho de mandala
13h as 14h30: ALMOÇO
14h30 – 15h: Preparação e exercício de relaxamento
15h – 17h: Segunda sessão de respiração
17h – 17h30: Desenho de mandala
17h30 – 18h30: Compartilhamento da experiência
18h30: FINAL