Depressão
A depressão é uma condição que afeta cada vez mais pessoas no mundo todo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a depressão é uma das maiores causas de adoecimento da população atualmente. Aproximadamente 20% da população enfrenta quadros depressivos ao longo da vida e necessita de atendimento especializado.
Existem vários tipos de depressão e seus sintomas variam em intensidade indo desde falta de energia, angustia, ansiedade, tristeza, vazio existencial, acessos de choro; assim como quadros de irritabilidade, impaciência, agitação interna. Nos casos mais graves a pessoa pode experimentar sensações paralisantes e se tornar incapaz de cuidar dela mesma precisando ser hospitalizada. Muitos casos de Transtorno Bipolar apresentam quadros depressivos que demandam uma atenção especial para serem revertidos.
Todos estes sintomas podem se manifestar de forma diferente em cada pessoa, podendo afetar o nível físico através de enxaquecas, hipertensão, insonia, problemas cardíacos e gástricos; nível mental com pensamentos de fracasso, perda, rejeição, culpa; nível emocional com sentimentos profundos de inadequação, frustração, tristeza, raiva; nível espiritual bloqueando o fluxo de energia indispensável para garantir vitalidade, tornando todas as atividades diárias árduas e penosas.
E a pergunta mais importante...como tratar de tudo isto?
É necessário ter um olhar mais amplo para atuar nestes diversos níveis, ir mais fundo em questões que incomodam para descobrir a "chave mestra". Acessar este universo mais profundo do ser humano pode ser doloroso, mas os resultados podem ser reveladores, e novas portas nunca antes notadas podem ser abertas trazendo a visão de novos horizontes.