Iluminar

Psicologia & Desenvolvimento Pessoal
Ligia Splendore & Sean Blackwell
Rua Pedro Morganti, 76 - Vila Mariana
(11) 98444-9877
São Paulo, Brasil
CNPJ 06.922.653/0001-04

Transtorno Bipolar

Muita gente já ouviu falar de Transtorno Bipolar como um problema onde a pessoa muda muito de humor e oscila entre estados de depressão e euforia.



Durante a fase de euforia ou de mania, a pessoa pode apresentar comportamentos exagerados, sentir muita energia, falar demais, gastar muito dinheiro e tomar decisões das quais se arrepende. Na fase de depressão a pessoa sente tristeza, angústia, uma profunda sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou prazer.



Com estes altos e baixos é comum a pessoa colocar em risco seus relacionamentos afetivos, sua carreira e, até mesmo, sua vida. O Transtorno Bipolar é, portanto, uma condição que gera muito sofrimento para a pessoa e seus familiares, é causa de discriminação e estigma.



Pouca gente sabe, porém, que é possível lidar melhor com esta condição, e até mesmo se recuperar, quando as pessoas reconhecem que atrás do seu transtorno existe um forte potencial de desenvolvimento espiritual. Através de um trabalho de transformação mais profundo, as pessoas têm a oportunidade de curar traumas, resolver problemas de relacionamento, questões profissionais e podem se abrir para novas perspectivas descobrindo outras realidades de vida.

 

Em termos psicológicos este processo pode ser explicado através do colapso do ego, completar este ciclo de morte e renascimento do ego pode ajudar a pessoa a se re-construir. 

Portanto, além do tratamento medicamentoso, é importante que a pessoa tenha um acompanhamento psicoterápico que a ajude a ver o seu problema de uma forma mais ampla e profunda. Aprender a lidar com as próprias emoções e descobrir uma nova forma de ser e estar no mundo podem ser essenciais para uma recuperação mais efetiva.

Escolher este caminho do autoconhecimento e da descoberta de si mesmo pode ser vista como uma forma de desenvolvimento espiritual. Transformar aquilo que não serve mais para o seu desenvolvimento e trazer a tona valores positivos, potencialidades e virtudes são foco da Psicologia Transpessoal.



Nos casos de Transtorno Bipolar Tipo 1, aqueles que apresentam sintomas psicóticos, observam-se relatos semelhantes aos de uma experiência mística, com a presença de temas espirituais e/ou religiosos. Apesar de pouco conhecida existe uma categoria diagnóstica no DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) para Problema Religioso e Espiritual, que requer atenção médica, mas não é necessariamente sinal de patologia.

 

Esta categoria foi baseada nos estudos do Dr. David Lukoff e Dr. Stanislav Grof que criou o termo de Crise de Emergência Espiritual.​ Estudar a sobreposição dos sintomas entre o Transtorno Bipolar e a Crise de Emergência Espiritual tem sido foco dos nossos estudos nos últimos 10 anos.