Ligia Splendore
Ligia Splendore é bilíngue (português e inglês), graduada em psicologia e pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT - Associação Luso-Brasileira de Transpessoal, e em formação como facilitadora de Respiração Holotrópica (Grof® Breathwork) pelo Grof Legacy Training Brasil, é voluntária da SEN Brasil (Rede de Emergência Espiritual do Brasil), cocriadora do movimento Repensando a Loucura e da Caravana da Paz Brasil. Atua como psicóloga clínica na Abordagem Transpessoal online e presencial, em São Paulo e Vinhedo. É professora do módulo de Emergência Espiritual na pós graduação de Psicologia Transpessoal da ALUBRAT São Paulo e da UNIPAZ Goiás.
Ligia iniciou sua experiência em saúde mental no serviço psiquiátrico de Trieste, na Itália, o qual é credenciado pela OMS como referência mundial. Desde 2007 vem pesquisando a relação entre emergência espiritual e o transtorno bipolar, oferecendo diferentes serviços nessa área através da Iluminar Psicologia.
Após manter por 9 anos a rede social Alma Bipolar oferecendo suporte para pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar que identificam um componente espiritual em suas experiências, Ligia lançou o movimento Repensando a Loucura no Brasil em 2017, inspirado pela campanha internacional Emerging Proud, com o apoio do ProSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP.
Esse movimento traz uma visão integral para a saúde mental, e vem criando espaços de diálogo entre psiquiatras, psicólogos e os “experienciadores”, que são as pessoas que passam por experiências espirituais e/ou anômalas e que, muitas vezes, recebem diagnósticos psiquiátricos e são pouco ouvidas até hoje.
O Repensando a Loucura oferece encontros online gratuitos para pessoas que buscam ajuda para integrar as suas experiências, além de manter um grupo no WhatsApp para troca de experiência, desenvolve outros projetos e atividades sempre incluindo a presença dos "experienciadores"
Ligia se tornou referência sobre o tema da emergência espiritual no Brasil e tem participado de congressos nacionais e internacionais apresentando o seu trabalho.